Eu não gosto muito do assunto, já que ele me revolta profundamente, fui criado em um ambiente onde o respeito era fundamental, independente de ser homem ou mulher, reverenciava meus parentes mais velhos e um carinho muito grande ainda me é caro com minhas tias, senhoras de uma certa idade.
Agora falar da violência contra a mulher, seja ela física, moral, espiritual ou psicológica revolta qualquer pessoa coerente com seus valores morais. Não gosto da falácia dos extremos, seja ele machismo ou feminismo, lembrar que a mulher já foi tratada (em casos e lugares ainda é) como mercadoria e artigo de segunda classe faz-me duvidar do futuro da humanidade. Getúlio Vargas, presidente (e também ditador) do Brasil deu o direito de a mulher expressar-se politicamente (votar e ser votada) em 1932. Criou-se o Dia Internacional da Mulher para comemorar atos que libertassem o sexo feminino do jugo milenar. Criou-se a Lei Maria da Penha para colocar um freio nos desmandos (e violências) dos homens contra as mulheres, mas a dura realidade ainda é de que, muitas sem acesso a justiça e segurança acabam perecendo.
Bom estou falando tudo isto depois que leio no site da CNN : "Ativista dos direitos humanos tenta impedir a morte por apedrejamento para a mulher iraniana. Um veterano ativista dos direitos humanos iraniano advertiu que Sakineh Mohammadie Ashtiani , mãe de dois filhos , poderia ser apedrejada até a morte a qualquer momento , nos termos de uma sentença de morte proferida por autoridades iranianas. Apenas uma campanha internacional para pressionar o regime de Teerã pode salvar sua vida , de acordo com Mina Ahadi , chefe da Comissão Internacional contra a lapidação e da Pena de Morte"
Respeitando as diferenças culturais que impedem-me de opiniar sobre a cultura religiosa de outro país, porém não acredito que a inteligência suprema do universo, seja lá o nome que tiver : Deus, Alá, Jeová concorde com esta crueldade.
Posso até respeitar outras crenças, mas rituais cruéis contra pessoas não consigo entender, aceitar ou concordar.


Olá Geraldo, meu amigo!
ResponderExcluirEu fico abismada quando leio ou assisto esse tipo de notícia! Claro que tenho conhecimento dessas barbáries, principalmente quando se coloca o fanatismo de algumas religiões como tempero nesses atos. Não dá para, por mais que eu queira, entender o por quê de tanta violência neste mundo. Com mulheres, crianças, idosos...com as pessoas de um modo geral.
Rezar será que ajuda? Unir-mos numa corrente contra esse idealismo desumano?
Ótimo esse post! Quanto mais as pessoas tomarem conhecimento de onde a ignorância leva o homem, quem sabe um dia poderemos ver histórias como essa apenas em registros passados!
Grande abraço,
Jackie
É triste, para não dizer vergonhoso, querer politizar um tema tão importante quanto o que abordaste. Mas vendo sua postagem não consigo deixar de ficar revoltado em ver nosso presidente, nosso representante máximo, ao lado de um governante que lidera um regime como o regime adotado no Irã. Sinto-me envergonhado.
ResponderExcluirParabéns!!!
Um forte abraço!
Sobre a notícia da CNN, partilho da tua indignação amigo Geraldo. Acho que, independente de crença religiosa e diferenças culturais, o ser humano deveria ser respeitado contra crueldades como esta.
ResponderExcluirÉ lamentável que, ainda hoje, estes absurdos continuem a acontecer.
Forte abraço, Fernandez.
É revoltante ler notícias como esta, em pleno século XXI, creio que é um problema muito difícil de se resolver pela cultura mistificada espalhada pelo mundo, para minha cultura é um fato deprimente.
ResponderExcluirAbraços forte
Ainda vivem a idade da pedra,estas cabeças insanas
ResponderExcluirGeraldo, de que adianta a Lei Maria da Penha se os Foruns não tem juizes competentes para lidarem com as vitimas?! Veja o meu caso!
ResponderExcluirVc disse bem: "mulher, seja ela física, moral, espiritual ou psicológica revolta qualquer pessoa coerente com seus valores morais."
Depois que a gente sofre violencia fisica e denuncia, ahhhhhhhhhh.... aí vem a pior das violencias, a psicologica. Pq o agressor, tendo dinheiro, vai fazer a vida da vitima um verdadeiro inferno. Por que?! Porque a justiça deixa, deixa buracos, demora a tomar decisoes, não leem processos, não sao duros e tao pouco usam psicologos Imparciais para ajudar a vitima.
Muito bom seu texto.