O Túnel do Tempo, com seu novo formato e conteúdo, estréia hoje com uma propaganda que marcou história, foi daquelas que vale a pena recordar, confira:
Provavelmente, se você perguntar a algum brasileiro sobre uma raça de cachorros chamada Teckel ou Dachshund, pouquíssimas pessoas saberão de qual se trata. Entretanto, se a referência for o cachorrinho Cofap, a maioria logo se lembrará do cão compridinho e de pernas curtas que, a partir de 1989, passou a desfilar serelepe pela publicidade da marca de amortecedores, fazendo qualquer coisa para garantir a segurança de seus donos.
A idéia de usar o cachorro como garoto-propaganda da marca foi do presidente da Cofap na época, Roberto Kasinsky; executada pelo trio Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister e Ruy Lindenberg; e filmada por Julio Xavier.
A primeira fase da campanha, mais racional, aproveitava a semelhança entre o formato dos amortecedores e o do animalzinho. Entretanto, o cachorrinho Cofap caiu mesmo no gosto popular quando as mensagens adotaram um ar mais emocional, e o protagonista pôde ser visto, por exemplo, disfarçado de cego, pedindo esmola na rua para levantar uma grana para trocar os amortecedores do carro da família.
Apesar do sucesso da campanha, a transformação da indústria de autopeças fez com que a Magneti Marelli, controladora da Cofap a partir de 1997, descontinuasse o esforço de comunicação, retomado alguns anos depois, entretanto sem a mesma freqüência da carga inicial. Atualmente, o cachorrinho Cofap anda meio desaparecido, embora continue sendo usado pela marca, inclusive no exterior.
A idéia de usar o cachorro como garoto-propaganda da marca foi do presidente da Cofap na época, Roberto Kasinsky; executada pelo trio Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister e Ruy Lindenberg; e filmada por Julio Xavier.
A primeira fase da campanha, mais racional, aproveitava a semelhança entre o formato dos amortecedores e o do animalzinho. Entretanto, o cachorrinho Cofap caiu mesmo no gosto popular quando as mensagens adotaram um ar mais emocional, e o protagonista pôde ser visto, por exemplo, disfarçado de cego, pedindo esmola na rua para levantar uma grana para trocar os amortecedores do carro da família.
Apesar do sucesso da campanha, a transformação da indústria de autopeças fez com que a Magneti Marelli, controladora da Cofap a partir de 1997, descontinuasse o esforço de comunicação, retomado alguns anos depois, entretanto sem a mesma freqüência da carga inicial. Atualmente, o cachorrinho Cofap anda meio desaparecido, embora continue sendo usado pela marca, inclusive no exterior.
Fonte : Portal da Propaganda
4 Comentários
É verdade. A marca de amortecedor virou até sinônimo da raça.
ResponderExcluirEssa é inesquecível! Todo mundo se acostumou a chamar esse cachorrinho de Cofap!
ResponderExcluirBom rever, através do comercial, meus tempos de criança/adolescente.
ResponderExcluirA raça, no Brasil, será lembrada por décadas como cofap!
Eu também lembro da minha infância quando vejo o comercial, o cachorro símbolo da Cofap.
ResponderExcluirQue tempo bom, que não volta nunca mais!
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!