Acabei de ver o excelente documentário do The History Channel : Conspiração Pazzi. Trata-se um estudo do Doutor em História Marcello Simonetta da Wesleyan University, Middleton,USA.
Narra uma conspiração para assassinar os irmãos Medici, Lorenzo e Giuliano. Mas quem eram estes irmãos pelos quais foram decretado uma sentença de morte? Pertencente a uma riquíssima família de banqueiros, exerceram o governo da cidade (1453-1492), inicialmente Lorenzo em conjunto com o irmão, Giuliano, e depois sozinho após o assassinato do irmão (1478), até morrer.
Narra uma conspiração para assassinar os irmãos Medici, Lorenzo e Giuliano. Mas quem eram estes irmãos pelos quais foram decretado uma sentença de morte? Pertencente a uma riquíssima família de banqueiros, exerceram o governo da cidade (1453-1492), inicialmente Lorenzo em conjunto com o irmão, Giuliano, e depois sozinho após o assassinato do irmão (1478), até morrer.
Mas vamos a conspiração dos Pazzi (1478), banqueiros rivais dos Medici, que contavam com a proteção do pontífice Sisto IV. Os Pazzi, com a cumplicidade do arcebispo de Florença, decidiram assassinar os irmãos governantes na catedral metropolitana. Giuliano perdeu a vida no atentado, porém Lorenzo conseguiu salvar-se, refugiado na sacristia. Imediatamente depois de sufocada a rebelião, o arcebispo foi dependurado de uma das janelas do Palazzo Vecchio, ainda vestido com suas roupas cerimoniais, enquanto os demais conspiradores foram agarrados pela multidão e esquartejados. Sufocando a rebelião, após conseguir o apoio do Rei de Nápoles, Fernando I, governou como um déspota esclarecido.
Cognominado como o Magnífico casou com uma Orsini, de família pertencente à nobreza romana, casou sua irmã Madalena a um filho do papa Inocêncio VIII e conseguiu que seu filho Giovanni fosse nomeado cardeal, ficou famoso pelas legendárias festas, torneios e carnavais além de promoveu o esplendor artístico da cidade. Promotor da histórica explosão cultural, econômica e científica da cidade, sua corte ficou famosa pelos sábios e artistas que acolheu e que foram mantidos às expensas do príncipe, a exemplo do humanista Giovanni Pico della Mirandola, o poeta Angelo Poliziano e os pintores Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli, entre muitos outros. Nos jardins de São Marcos, abriu uma escola de escultura onde o jovem Michelangelo Buonarroti fez sua aprendizagem, e morreu em Careggi (fonte: DEC/UFCG)
Uma das suas filhas, Catarina, casou com Henrique II, rei da França, e ficou tristemente célebre pela Noite de São Bartolomeu, que em outro artigo falaremos.
Se interessou pela história da conspiração da Conspiração Pazzi? Ainda não ? Ou quer mais informações, veja nesta resenha do livro "A Conspiração Contra o Médici - Arte e Traição do Domo de Florença à Capela Sistina", do autor Marcello Simonetta, editora Record, publicada no Jornal Correio do Povo / POA : O professor de História e Literatura revela os bastidores de uma trama, em plena Renascença italiana, que culminou no célebre atentado a uma das mais importantes dinastias da época, os Médici, poderosa família de mecenas, poetas, políticos, príncipes, mercadores e papas, No dia 26 de abril de 1478, Giuliano e o irmão Lourenço, líderes da cidade-estado, sofreram um ataque que resultou na morte do primeiro e em graves ferimentos no segundo. Lourenço acabou se tornando uma das principais figuras da Renascença. O ataque gerou violenta reação da plebe local, fiel aos Médici e ficou conhecido como a Conspiração Pazzi, mas sempre restaram dúvidas sobre quem teria orquestrado o crime. Simonetta revela que o Duque Montefeltro, melhor amigo de Lourenço, teria conspirado com o Papa que queria um líder florentino mais influenciável.
Imaginou que a Renacença foi apenas uma época de luzes? Pois é, eu também achava, mas foi uma época de guerras, intrigas, jogos políticos. Nada muito diferente de nossos dias atuais.
3 Comentários
gostei e vou indicar...
ResponderExcluirConspirações??? Não acredito nessas coisas ...
ResponderExcluirOlá querido amigo Geraldo,
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Achei bem interessante.
A paz do Senhor!
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!