Cancer de Pancreas, silencioso, letal e traiçoeiro

O cancer é uma das doenças que mais trazem medo às pessoas, o seu nome (ou a sua citação) traz uma mensagem de morte, introjetando nas pessoas uma sentença final. Não está de todo errado, mas como pode atacar em várias partes do corpo, não sabemos, exatamente, onde e quando poderá nos atingir.

Exames periódicos e preventivos ajudam muito, principalmente em orgão onde são raros, como já citei anteriormente. A ocorrência no penis, pode ser combatido com uma higiene intima, preservativo e comportamento sexual que não coloque em risco sua saúde.


Mas e o pancreas? infelizmente, este não é diagnosticado em seu estágio inicial, geralmente quando já está em estado terminal (nível IV) (figura acima), as células do cancer podem ter se espalhado para todo o corpo, de maneira assintomática (sem sintomas), se  chegar ao pulmão e outros orgãos, a taxa de sobrevivência é de 2% a 3%.  Mas o corpo deixa alguns sinais do crescimento do tumor, um deles é a ictericia (o amarelão da pele e do branco dos olhos), diminuição ou redução do apetite e peso, náuseas e fraqueza, também podem ser sintomas que devem ser avaliados por um especialista. 

É óbvio que todos sintomas que relacionei podem ter a ver ou não com problemas pancreáticos, por isto que somente um especialista (no caso, um médico gastroenterologista) para separar uma dor de barriga com um câncer pancreático.

Nesta segunda-feira (01/08) a rigorosa agência de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA) liberou uma nova medicação que auxilia no tratamento do cancer de pancreas, o irinotecano. Ele faz parte das novas técnicas de produção de remédios por nanotecnologia, o seu fabricante é a Merrimack Pharmaceuticals.

O cancer de pancreas vitimou os cantores Luciano Pavarotti e Patrick Swayze (confira uma entrevista legendada dele (em 2009) abaixo, em que ele fala sobre a doença e medo de morrer)


Referencias

Mesothelioma Blog

PRNewswire

Publicidade (Espaço Otimizado)