A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só
depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas
têm o enlace. - Victor Hugo
Hoje recebi a noticia da morte de familiar de uma amiga muito querida, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Não considero a morte como o fim, mas apenas um encerramento de uma etapa que começa no nascimento.
Existe até ciência para falar sobre a morte, a tanatologia que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem as reações à perda, o luto e a morte. A tanatologia estuda a vida da ótica da morte, já a Psicologia tem papel importante no auxilio para a elaboração do luto, suporte emocional, levando em consideração a personalidade de cada um e o modo como lida com perdas.
A pior morte é a morte em vida. Morremos para o novo, morremos para viver pequenos momentos, damos importância para situações fúteis, esquecemos de abraçar, de dizer que amamos, mas lembramos de tudo isso na morte daquele que amamos — morremos ao desistir. Celebramos a vida enquanto ela pulsa.
Já o luto, prefiro indicar o vídeo (veja abaixo) da colaboradora do blog, a psicologa, especializada em oncologia, Carla Manino
4 Comentários
A morte em vida, querida amigo Geraldo, é a mais triste. Ninguem merece passar por isso, mas acontece com muita frequencia. Especialmente por causa de grandes decepções.
ResponderExcluirExiste a morte vegetativa, que tambem considero muito triste, o fim que nao se dá o devido descanso. Na expectativa de voltar a viver, quando nunca se tem a certeza que será 100% normal.
Perder um parente, ou seja, a passagem dele, é doloroso, para uns mais e outros menos, depende do que está se esperando (doença ou idade). O fato é que desejamos ter quem amamos uma vida inteira ao nosso lado. Eu tenho muita saudade de meu falecido pai. Por toda a eternidade. Agora que minha mãe está tão velhinha, já sinto uma pontinha de dor... com receio do fatídico dia. Que Deus a me tenha mais vezes perto dos olhos.
Amigo, BEIJOS
Olá Sissy,
ExcluirComo humanos que somos, sentimos a falta fisica, mas o sentimento persiste e insiste em mostrar-nos que nada acaba, nada termina.
Obrigado pelo comentário e visita
Abraço
Querido Geraldo.
ResponderExcluirFiquei sabendo hoje, é uma pena.
Vi uma frase que relata exatamente este momento de separação e achei adequado colocá-la aqui, claro com sua permissão.
"A morte desorganiza, deprime. Mas o luto tem começo, meio e fim. Nesse processo, a dor da perda se transforma em saudade, e a vida continua, com outro sentido." por Rosane Queiroz - Jornalista.
abraços.
Olá Roberto,
ExcluirBela frase, exprime tudo o que sentimos no momento..
Abraço e obrigado pelo comentário
Abraço
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!