A doença da gengiva pode ser sinal de aviso para o cancer do pâncreas

bactéria responsavel
Ainda uma outra razão para ver o seu dentista sobre a possível doença de gengiva: o check-up pode protegê-lo de câncer pancreático. 


Pesquisa, publicada no 28 de junho de 2016 no Journal of American Medical Association descobriu que as pessoas com níveis elevados de uma bactéria bucal específica são mais propensos a obter este tipo de câncer, que atinge mais de 50.000 pessoas por ano.

Os pesquisadores compararam amostras de saliva de 361 pessoas que mais tarde desenvolveram cancro do pâncreas com 371 amostras de indivíduos saudáveis. Eles descobriram que aqueles com níveis elevados de Porphyromonas gingivalis tinha um 59% maior risco de desenvolver cancro do pâncreas. 

P. gingivalis é uma das bactérias orais nocivos mais comuns e está fortemente ligada à periodontite, a infecção da gengiva que danifica o tecido mole e osso que suporta os dentes.

Este estudo baseia-se em pesquisas anteriores que tem associado a doença de gengiva com câncer pancreático. No entanto, estes resultados são os primeiros a mostrar que significativos níveis de bactérias orais podem preceder o câncer de pâncreas em vez de desenvolver depois que o câncer tem aparecido.

Não se sabe muito sobre o que faz com que o câncer de pâncreas, e é muito cedo para dizer se esta bactéria específica contribui diretamente para a doença. 

No entanto, o pesquisador-chefe Dr. Jiyoung Ahn, da Universidade de Nova Iorque diz uma teoria é que desde que a inflamação está relacionada com o câncer, a bactéria pode causar inflamação no pâncreas. Outra possibilidade é que as bactérias são simplesmente um marcador de inflamação causando câncer.

Fonte: HMS

Postar um comentário

0 Comentários