Alerta para mortes por câncer do colo do útero

Todos os anos, no mundo,  mais de 300 000 mulheres morrem de câncer do colo do útero . Mais de meio milhão de mulheres são diagnosticadas. A cada minuto, uma mulher é diagnosticada.

O câncer cervical é uma das maiores ameaças à saúde da mulher. Cada morte é uma tragédia e devemos impedi-la. A maioria dessas mulheres não é diagnosticada precocemente e não tem acesso a tratamento que salva vidas. Estudos demonstraram que a prevenção e o tratamento precoce do câncer do colo do útero também são altamente eficazes em termos de custo.

Nove em cada dez mulheres que morrem de câncer do colo do útero estão em países pobres. Isso significa que algumas das mulheres mais vulneráveis ​​do mundo estão morrendo desnecessariamente. Isso não é justo. Aumento das mortes por câncer do colo do útero está prejudicando os ganhos de saúde para as mulheres feitas em saúde materna e cuidados com o HIV. A disparidade atual na sobrevida do câncer do colo do útero, que varia entre 33 e 77%, é inaceitável e pode ser minimizada.

Não precisa ser assim


O câncer do colo do útero é uma das formas mais evitáveis ​​e curáveis ​​de câncer, desde que seja detectado precocemente e administrado de forma eficaz. Podemos reduzir novos diagnósticos de duas maneiras: vacinação contra o HPV e rastreamento do colo do útero, com acompanhamento do tratamento das alterações precoces antes que o câncer apareça.

Atualmente, a maioria das mulheres diagnosticadas com câncer cervical é diagnosticada com câncer avançado, onde a oportunidade de cura é pequena. Isso é agravado pela falta de acesso a tratamentos que salvam vidas em ambientes onde a carga e a necessidade são maiores.

Fonte: WHO

Postar um comentário

0 Comentários