A psoríase é uma condição inflamatória crônica da pele, relativamente comum. É provavelmente causado por predisposição genética combinada com gatilhos, como infecções, trauma, estresse e medicamentos. A apresentação clássica é coceira, escamosa, placas rosa mais comumente encontradas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
Em uma recente revisão sistemática e metanálise de 58 estudos publicados na JAMA Dermatology , os pesquisadores descobriram uma associação entre a psoríase e um risco aumentado de desenvolver câncer.
O estudo JAMA Dermatology concentrou-se em dados de estudos anteriores analisados entre 9 de abril de 2018 e 22 de fevereiro de 2019. Os pesquisadores descobriram que pessoas com psoríase tinham um risco aumentado de desenvolver câncer, incluindo cólon, rim, laringe, fígado, linfoma, não Linfoma de Hodgkin, câncer de esôfago, oral e pancreático. Eles também descobriram que pessoas com psoríase grave que desenvolveram câncer também tiveram um risco geral aumentado de morrer.
Como a psoríase pode aumentar o risco de câncer?
Embora este estudo não examine especificamente os motivos pelos quais as pessoas com psoríase podem ter mais chances de desenvolver câncer, podemos oferecer algumas explicações possíveis. A psoríase é uma condição inflamatória que envolve células imunes hiperativas no corpo. Sabemos que outras doenças inflamatórias crônicas, como a doença de Crohn, também estão associadas ao aumento do risco de desenvolver câncer.
Muitos pacientes com psoríase também apresentam síndrome metabólica , distúrbio do uso de tabaco e aumento do uso de álcool. Algumas dessas condições também foram associadas ao aumento do risco de câncer. Este estudo não detalha em que medida essas comorbidades podem influenciar o aumento do risco de câncer em pacientes com psoríase.
Pessoas com psoríase grave geralmente não obtêm alívio suficiente com terapias tópicas (aplicadas à pele), como corticosteróides tópicos e análogos da vitamina D. Eles podem ser iniciados com medicamentos direcionados a células e proteínas imunológicas específicas.
Alguns desses medicamentos aumentam o risco de infecções. Estudos anteriores descobriram pouco ou nenhum risco aumentado de câncer em pacientes que recebem essas terapias. Outros tratamentos, como a fototerapia (fototerapia), são conhecidos por aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.
O que você pode fazer para reduzir o risco de câncer se tiver psoríase?
A psoríase continua sendo uma das condições inflamatórias da pele mais comuns. Este estudo não sugere maneiras pelas quais as pessoas com psoríase podem reduzir o risco de desenvolver câncer. Mas existem várias modificações no estilo de vida que podem ajudar a diminuir o risco de câncer, além de beneficiar sua saúde geral.
Por exemplo, parar de fumar, beber menos álcool, comer uma dieta mais saudável e equilibrada e atividade física moderada podem não apenas reduzir o risco de desenvolver câncer, mas também o risco de doenças cardiovasculares. Você também deve trabalhar com seu médico de cuidados primários para manter-se atualizado com exames de câncer de rotina, como colonoscopias, mamografias e imagiologia pulmonar.
Mais estudos são necessários para determinar os mecanismos específicos subjacentes à ligação potencial entre a psoríase e o aumento do risco de câncer, bem como como fatores e medicamentos específicos para o estilo de vida podem desempenhar um papel.
Fonte: HHP
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!