Os antibióticos estão ligados ao câncer colorretal?


O câncer colorretal (CCR) é atualmente o segundo mais comum causa de mortes relacionadas ao câncer nos EUA. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, (dados de 2020) houveram 20.540 casos novos em homens e 20.470 em mulheres de 
câncer colorretal. 

Tradicionalmente, o CCR se desenvolve em pessoas mais velhas. No entanto, a incidência de CCR em pessoas mais jovens - ou seja, aqueles com menos de 50 anos de idade - aumentou nos últimos 25 anos.

Pesquisadores do Reino Unido conduziram recentemente um grande estudo de caso controlado de base populacional envolvendo dados de quase 40.000 pessoas.

Eles identificaram uma ligação entre o uso de antibióticos e o risco de desenvolver câncer de cólon antes dos 50 anos de idade. Esta ligação foi mais forte em pessoas mais jovens. Suas descobertas aparecem no Jornal Britânico do Câncer

O autor principal, Dr. Leslie Samuel , que mora na Universidade de Aberdeen, explicou a situação ao Medical News Today :

“Houve um aumento substancial no consumo de antibióticos por crianças em todo o mundo, e é provável que este seja um fator – talvez um fator menor – no aumento e, infelizmente, aumento da incidência de câncer de cólon e reto em jovens. ”

“Outros fatores que também estão provavelmente relacionados incluem dietas de alimentos refinados com alto teor de açúcar, obesidade , inatividade física e diabetes ”, continuou ele.

Postar um comentário

0 Comentários