Beber café ligado a corações mais saudáveis e vidas mais longas

Cardiovascular

O seu café da manhã oferece mais do que uma sacudida de boas-vindas? Em um estudo observacional recente publicado online em 27 de setembro de 2022 pelo European Journal of Preventive Cardiology, pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café por dia tinham um risco menor de doenças cardiovasculares e morte precoce do que aquelas que evitavam a bebida. 

O estudo incluiu quase 450.000 pessoas (idade média de 58 anos) que não tinham batimentos cardíacos irregulares (como fibrilação atrial) ou doenças cardiovasculares (como doenças cardíacas, insuficiência cardíaca ou derrame) no início. 

Os participantes relataram quantas xícaras de café bebiam por dia e sua escolha de café preferida. Os pesquisadores os categorizaram com base em seu consumo diário, de zero a mais de cinco xícaras. Após 12 anos, as incidências de batimentos cardíacos irregulares, doenças cardiovasculares, mortes relacionadas ao coração e mortes por qualquer causa foram menores entre os bebedores de café em comparação com aqueles que não bebiam café. 

Pessoas que bebiam de duas a três xícaras diariamente tinham o menor risco de doença cardiovascular e morte. Para batimentos cardíacos irregulares, o menor risco estava entre aqueles que bebiam de quatro a cinco xícaras diariamente. Todos os tipos de café foram associados a menos doenças cardiovasculares. No entanto, beber café descafeinado não foi associado com riscos reduzidos de batimentos cardíacos irregulares. Qual é a conexão entre o café e um coração saudável? Uma explicação plausível (não comprovada) pode ser que o café contém altas quantidades de polifenóis, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.

Fonte: HHP

Postar um comentário

0 Comentários