Saúde e Espiritualidade Holística Clássico da Música Mundial - Valsa Danúbio Azul

Clássico da Música Mundial - Valsa Danúbio Azul

4

Johann Strauss, dito II (nascido Johann Baptist Strauss  ou Johann Sebastian Strauß) (Viena, 25 de Outubro de 1825 — Viena, 3 de Junho de 1899) foi um grande compositor austríaco da Era Romântica famoso por ter escrito mais de 500 Valsas, polkas, marchas, e quadrilhas. Filho de Johann Strauss I, e irmão dos compositores Josef Strauss e Eduard Strauss.Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Algumas das mais famosas obras incluem The Blue Danube(O Danúbio Azul), Wein Weib und Gesang, Tales from the Vienna Woods, Tritsch-Tratsch-Polka, o Kaiser-Walzer, e da opereta Die Fledermaus (o Morcego)

 

Vida

Estudou música com Joseph Dreschler. Em 1844, aos dezenove anos, fundou uma orquestra de danças. O repertório era formado por valsas e outras danças de vários autores, de seu pai e outras de sua autoria. Fez grande sucesso. Uma de suas composições teve que ser repetida dezenove vezes.

Em 1872, Strauss se apresentou nos Estados Unidos. Seus concertos atraíam tanto o público como compositores consagrados como Liszt, Brahms e Wagner . Este gostava tanto da obra de Strauss que considerava o Danúbio Azul a maior composição clássica de todos os tempos.

Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas, 32 mazurcas, 140 polcas e oitenta quadrilhas, num total de 479 obras publicadas, mais dezenas de peças manuscritas e outras realizadas em parceria com seus irmãos.

Casou-se três vezes, mantinha inúmeras aventuras sexuais e ficava constantemente doente tanto por "excessos amorosos" como por seu ritmo intenso de composição.

Na década de 1870 começou a escrever operetas. As duas primeiras foram Indigo, de 1871, e O carnaval de Roma, em 1873. A obra mais consagrada foi em 1874, com O Morcego, com libreto de Carl Haffner e Richard Genée, a partir de Le Réveillon, de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, ambos libretistas de Jacques Offenbach.

É autor das operetas Uma noite em Veneza, de 1883, O barão cigano, de 1885, Sangue vienense, de 1899, entre outras.
 

O vídeo abaixo retrata a valsa Danúbio Azul, (em alemão: An der schönen blauen Donau, "sobre o belo Danúbio azul"), Op. 314, é uma valsa composta por Johann Strauss II em 1866 que estreou no Wiener Männergesangsverein em 13 de fevereiro do ano seguinte.




Marcadores

Postar um comentário

4Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Estou postando com a conta Google. Digo que esse sitema de comentários não permite que Nome/URL. Isso dificulta quem não tem conta google de deixar um comentário.

    Mas esse template é realmente um luxo, amigo!
    E o conteúdo, então, nem se fala!
    parabéns, querido!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Danúbio Azul, na minha época de colegial (segundo grau)numa matéria extra curricular (artes) montamos uma peça teatral onde tinhamos de dançar essa valsa .... acho que foi a unica vez que dancei valsa ...

    ResponderExcluir
  3. Strauss foi um gênio da música clássica. A valsa Danúbio azul é realmente a composição clássica de todos os tempos, ainda hoje é execultada por orquestras do mundo todo.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Sou o maior fã de Strauss (o filho), que ele já teve.
    Claudine Ribeiro G. Netto, que DEUS de abençõe.
    Quem fala bem de Strauss fala bem de mim.
    Fernando

    ResponderExcluir
Postar um comentário