Comportamentos erráticos na blogosfera
Confesso que alguns comportamentos na blogosfera são muito estranhos: são pessoas que procuram fazer “barulho” com suas atitudes, alguns por imaturidade, por inveja e desejo incontrolável de destruir a imagem, a honra e credibilidade de certas pessoas que se destacam neste meio. Já escrevi alguma coisa a respeito, quando os “kibadores” e os “trolls” forçaram Juliana Sardinha a dar umas “férias” para seu metablog Dicas Blogger.
Via Twitter, a Juliana, que também é médica psiquiatra, levantou a hipótese, de, que todos os ataques virtuais que recebeu poderiam ser devidos a transtornos de comportamento.
Fui atrás de uma bibliografia para entender e embasar este artigo, achei este que transcrevo um trecho, os autores são Isabel AS Bordin e David R Offord, médicos psiquiatras do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.:
“Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura.
A literatura internacional aborda o tema do comportamento anti-social sob diferentes pontos de vista, levando em conta os aspectos legais (criminologia) e psiquiátricos. Do ponto de vista legal, a delinqüência implica em comportamentos que transgridem as leis. No entanto, como nem todas as crianças ou jovens anti-sociais transgridem as leis, o termo delinqüente ficou restrito aos menores infratores (definição legal). Os atos anti-sociais relacionados aos transtornos psiquiátricos são mais abrangentes e se referem a comportamentos condenados pela sociedade, com ou sem transgressão das leis do Estado.
Com base em critérios diagnósticos internacionais, como os da última edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV), observa-se que o comportamento anti-social persistente faz parte de alguns diagnósticos psiquiátricos. O transtorno da conduta (conduct disorder) e o transtorno desafiador de oposição (oppositional defiant disorder) são categorias diagnósticas usadas para crianças e adolescentes, enquanto o transtorno de personalidade anti-social (antisocial personality disorder) aplica-se aos indivíduos com 18 anos ou mais. “
Seguindo esta linha de raciocinio percebemos que, protegidos por um "pretenso anonimato" estes comportamentos e ataques "digitais" se propagam por pessoas que tem comportamento, no mínimo, errático. Passa de um lado ou outro, protegendo ou detratando pessoas que não estão de acordo com o seu comportamento ou meio inserido.
Para não "contaminar" com estas atitudes é que devemos "separar" o joio do trigo nesta selva que é a blogosfera, tendo respeito pelas opinião alheias e/ou reafirmando com sua postura, sem ser arrogantes e muito menos destrutivo. Ser civilizado é o mínimo que devemos ser para ter o respeito das pessoas, mesmo sabendo que comportamentos nenhum pouco simpáticos vão sempre cruzar pelo seu caminho.
(Informações via Portal da Educação, Portal da Psicologia Virtual)
Publicidade (Espaço Otimizado)