Saúde e Espiritualidade Holística A gordura sera tua herança

A gordura sera tua herança

5
Foto : Neil Setchfield / Alamy / Nature
A escolha do meu título até parece uma chamada para o clássico do Spaguetti Western, "Meu ódio será tua herança", de Sam Peckinpah. Ao contrário é uma pesquisa científica da Universidade de New South Wales, em Sydney, Austrália.

Pais que ingerirem uma dieta gordurosa podem transmitir problemas de saúde para os seus descendentes do sexo feminino, de acordo com um estudo realizado em ratos publicado revista Nature (1).

"Nós pensamos que esta é uma das primeiras descobertas de mamíferos, onde um efeito nutricional em um pai foi transferido para sua prole", diz a autora Margaret Morris, uma pesquisadora de obesidade e diabete da Universidade de New South Wales, em Sydney, Austrália.

Globalmente, a prevalência de obesidade em grupos etários mais está aumentando, e isso está relacionado com um aumento e emergência no início de diabetes tipo 2 - uma forma da doença que geralmente surge na vida adulta (2).

Ampla pesquisa foi realizada mostrando que se a dieta de mãe é pobre e ela é obesa, isso pode prejudicar a  metabolismo de seus descendentes e aumentam o risco de obesidade (3) . "Mas há muito pouco sobre a influência paterna. É por isso que essa pesquisa é tão importante", diz Neil Stickland, chefe de ciências básicas no Royal Veterinary College, em Londres, que não estava envolvido com o novo estudo.

Morris e sua equipe colocou um grupo de ratos com uma dieta rica em gordura. Um grupo controle foi alimentado com uma dieta normal. Não é surpresa, aqueles na dieta rica em gordura tornou-se excesso de peso e mostrou duas características de diabetes tipo 2. Eles tiveram problemas com o metabolismo da glicose e foram resistentes à insulina - efetivamente o que significa que o hormônio se torna menos eficiente na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Referências

  1. , SF. Ng et al. Nature 467, 963-966 (2010) |. Artigo | OpenURL
  2. Wang Y., & Lobstein, T. Int. J. Pediatr. Obes. 1, 11-25 (2006) |. Artigo | PubMed | OpenURL
  3. Morris, MJ Expert Rev. Endocrinol. Metab. 4, 625-637 (2009) |. Artigo | OpenURL
Marcadores

Postar um comentário

5Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Pelo que entendi, o cara transfere tudo a sua prolen, mas que vai carregar na genetica sempre é a mulher?
    Interessante essa descoberta.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Grande Geraldo, postei alguma coisa também relacionada a obesidade e gordura, que além do aspecto genético, ainda após o nascimento do filho, os pais não ajudam em nada para que a criança não se torne um adulto obeso .... e da lhe McDonalds, batatinhas e fast food em geral.

    ResponderExcluir
  3. Olá Geraldo!
    Ainda bem que não temos essa "herança" nem por parte do meu marido e nem minha. Não somos neuróticos por light, diet, calorias, etc... mas temos noção do que é saudável. Procuramos viver uma vida normal, sem grandes neuras e obsessões pela saúde e acho que isso também é uma grande herança que deixamos.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Oi Geraldo,
    Eu adorei o post, inclusive, o título dele: muito bem bolado!
    É isso aí: quem quer procriar tem que ter responsabilidades, em primeiro lugar, acerca de sua própria saúde!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Interesssante que tanto eu quanto minha irma tivemos alimentação saudavel e estivemos com pesos equilibrados durante as nossas gravidez, nossas meninas sempre foram magras. As filhas dela, agora adolescentes, são esbeltas. Espero que permaneçam assim. Que de alguma maneira tenhamos contribuido para a saude delas. Os pais tambem ajudaram, não estavam sobrepeso como genitores.

    ResponderExcluir
Postar um comentário