Câncer, exposições perigosas à silica

Na coluna da semana passada, falamos aqui sobre o Câncer de Pulmão , e colocamos como a propaganda do consumo de cigarro como uma questão estilo de vida fez mal a saúde. Não que apenas o cigarro seja o principal (e o é) mas existem outros causadores do mesmo tipo de doença.

Um estudo da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) classifica a sílica(¹) com um dos principais agentes ocupacionais relacionados ao câncer de pulmão, sendo substância do grupo 1, ou seja, carcinogênica para humanos, desde 1996. É uma doença ocupacional (²)

Apesar que recebemos um comentário na matéria (infelizmente o autor não se identificou) que dizia : "Existe algum outro meio de adquirir cancer de pulmão fora cigarro related?

Bom, caro leitor anônimo, existe sim outras maneiras de contrair câncer de pulmão, por isto falo da associação da silica com a doença. Este relacionamento foi publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia n° 28, coordenado pela Doutoranda em Medicina Pública ANA PAULA SCALIA CARNEIRO.
 
Referencia :


(¹) A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Também é usado na fabricação de cimento Portland.

(²) Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões.
Publicidade (Espaço Otimizado)