LHC, Bóson de Higgs, ciência e questão primeira

Não é de hoje que o homem procura explicações olhando para o céu, explicar a origem do universo e suas interações é uma grande interrogação para os cientistas. 

Claro que aqui, neste artigo, excluo a hipótese da explicação religiosa sobre a criação do mundo.

A motivação para este assunto não é a novidade do assunto e sim por estar aguardando a nova temporada (a quinta) da ótima série The Big Bang Theory. 

Revendo episódios antigos achei o 15° episódio da terceira temporada, Large Hadron Collison, onde Leonard ficará dividido entre sua namorada e seu melhor amigo, e em um dos piores dias do ano para isso acontecer: o dia dos namorados. Leonard só pode levar um visitante para uma visita ao CERN Large Hadron Collider (o maior acelerador de partículas do mundo) na Suíça no dia dos namorados.

Voltando para as questões da ciência, muitos temeram quando da noticia que os cientistas estavam querendo recriar o big bang original no LHC (em 30 de Março de 2010). Mas afinal o que é o LHC e o que ele se propõe a fazer?

O Grande Colisor de Hádrons ( Large Hadron Collider - LHC, sigla em inglês) do CERN, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça. 

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. (Fonte: Wikipédia)

Para entender de maneira mais prática e fácil para entender o bóson de Higgs é assistir um vídeo de Don Lincoln, cientista do Fermilab nos EUA, explica, de maneira didática, sobre esta misteriosa partícula sub-atômica que é considerada por muitos como sendo a partícula de Deus. (vídeo é inglês, mas clicando em cc, as legendas são traduzidas para o português).  Dica preciosa publicada via fóton Blog.



Postar um comentário

1 Comentários

  1. "encontrar outras dimensões do espaço," - eu lembrei da Enterprise e a desmaterialização e a materialização onde quer que deseja estar. Quem sabe estaremos chegando nas vias reais no mundo da ficção. Alias, tantas coisas, nos ultimos anos, se tornaram realidade.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!