Para o paciente com câncer e/ou em tratamento, o fortalecimento do sistema imunológico é vital para que a qualidade de vida se mantenha, aumentando assim as chances de controle e cura da doença. E assim os médicos estão aprendendo que uma das melhores formas para dominar a inflamação não está no armário de remédios, mas na geladeira.
Seu sistema imunológico ataca qualquer coisa em seu corpo que ele reconhece como estranhas, tais como um micróbio invasor, planta pólen, ou química. O processo é chamado de inflamação.Crises intermitentes de inflamação dirigida a invasores verdadeiramente ameaçadoras proteger a sua saúde.
No entanto, por vezes, a inflamação persistir, dia após dia, mesmo quando você não está ameaçada por um invasor estrangeiro. Isso é quando a inflamação pode tornar-se seu inimigo. Muitas das principais doenças que afligem-nos, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, depressão e Alzheimer tem sido associada à inflamação crônica.
Uma das ferramentas mais poderosas para combater a inflamação não vem da farmácia, mas a partir da mercearia. "Muitos estudos experimentais têm mostrado que os componentes de alimentos ou bebidas pode ter efeitos anti-inflamatórios," diz o Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia do Departamento de Nutrição da Harvard School of Public Health.
Escolha os alimentos certos, e você pode ser capaz de reduzir o risco de doença.Consistentemente escolher as erradas, e você pode acelerar o processo inflamatório da doença.
Os alimentos que auxiliam o processo inflamatório
Tente evitar ou limitar esses alimentos, tanto quanto possível:
- carboidratos refinados , como pão e bolos branco
- Batatas fritas e outros alimentos fritos
- refrigerante e outras bebidas adoçadas com açúcar
- carne vermelha (hambúrgueres, steaks) e carne processada (cachorro-quente, salsicha)
- margarina , gordura, e banha de porco
Alimentos promotores de Inflamação: Não surpreendentemente, os mesmos alimentos que contribuem para a inflamação são geralmente considerados ruins para a nossa saúde, incluindo refrigerantes e carboidratos refinados, bem como a carne vermelha e carnes processadas.
" Alguns dos alimentos que têm sido associados com um risco aumentado para doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas também estão associados com o excesso de inflamação ", diz o Dr. Hu. "Não é surpreendente, uma vez que a inflamação é um importante mecanismo subjacente para o desenvolvimento dessas doenças."
Alimentos não saudáveis também contribuem para o ganho de peso, o que é em si um fator de risco para a inflamação. No entanto, em vários estudos, mesmo depois que os pesquisadores levaram em consideração a obesidade, a ligação entre alimentos e inflamação permaneceu, o que sugere o ganho de peso não é o único motorista. "Alguns dos componentes dos alimentos ou ingredientes podem ter efeitos independentes sobre a inflamação e acima aumento da ingestão calórica," diz o Dr. Hu.
Os alimentos que combatem as inflamações
Incluir a abundância desses alimentos anti-inflamatórios em sua dieta:
- tomates
- azeite
- vegetais de folhas verdes , como espinafre, couve e couve
- nozes como amêndoas e nozes
- peixes gordos como o salmão, cavala, atum, sardinhas e
- frutas, como morangos, amoras, cerejas, e laranjas
Alimentos anti-inflamatórios: No outro lado são os alimentos e bebidas que foram encontrados para reduzir o risco de inflamação, e com ele, a doença crônica, diz o Dr. Hu.
Ele observa, nomeadamente frutas e legumes, como mirtilos, maçãs e folhas verdes que são ricos em antioxidantes naturais e polifenóis-protecção compostos encontrados em plantas.
Os estudos também têm associado nozes com marcadores reduzidos de inflamação e um menor risco de doença cardiovascular e diabetes. O café, que contém polifenóis e outros compostos anti-inflamatórios, pode proteger contra a inflamação, como bem.
Dieta recomendável para ingestão de alimentos anti-inflamatórios:
Para reduzir os níveis de inflamação, apontar para uma dieta saudável em geral. Se você está procurando um plano de alimentação que segue de perto os princípios de uma alimentação anti-inflamatório, considere a dieta mediterrânica, que é rica em frutas, legumes, nozes, grãos integrais, peixes e óleos saudáveis.
Além de diminuir a inflamação, uma dieta mais natural, menos processado pode ter efeitos significativos sobre a sua saúde física e emocional. "Uma dieta saudável é benéfica não só para reduzir o risco de doenças crônicas, mas também para melhorar o humor e qualidade de vida global," diz o Dr. Hu.
Fonte: Harvard Medical School
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!