O sangue é um tecido vivo que circula no organismo humano levando oxigênio, nutrientes e outras substâncias para todas as células, retirando delas as impurezas. Um adulto tem em média 5 litros de sangue. Seu principal componente é o plasma, que representa 55% do volume total do sangue. Leucócitos, plaquetas e hemácias formam o conjunto das chamadas "células sanguíneas", ocupando 45% de seu volume.
O gesto de amor chamado doação
Receber sangue através de uma transfusão pode significar a diferença entre viver e morrer; e como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano. Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – “...hoje está frio ou não estou disposto...”; “...nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado...”; “...será que esse sangue não me vai fazer falta..”. e vamos adiando a doação que poderia salvar a vidas. Na maioria das vezes só atentamos para esta realidade quando ela está bem próxima de nós, quando há um parente ou um amigo precisando. E assim vamos deixando voluntariamente de ajudar o “desconhecido” que também precisa. E é bom frisar que o sangue doado não faz falta para o doador, pois numa pessoa saudável este sangue retirado é reposto, pelo próprio organismo.
Retribuições
Doar sangue é um gesto voluntário e a remuneração é proibida por lei. O doador tem direito ao Atestado de Doação que bonifica o seu dia de trabalho e receberá os resultados dos testes de detecção de sífilis, Chagas, HTLV I/II, Hepatite B e C e HIV, além da tipagem ABO ,Rh e teste de detecção de hemoglobinas anômalas.
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!