Quando você come muito sal , pode causar pressão alta e levar a um risco aumentado de doença cardíaca e acidente vascular cerebral . Para a maioria das pessoas, não é o sal que você está adicionando ao seu alimento de um saleiro que lhe dá problemas - são as grandes quantidades de sódio que, muitas vezes inconscientemente, consumimos alimentos processados e embalados.
Mas um novo estudo sugere que os fabricantes estão fazendo progressos.
A equipe de pesquisa reuniu e analisou dados de famílias dos EUA no Painel de Consumidores da Nielsen Homescan de 2000 a 2014, uma amostra populacional de 172.042 casas que usam scanners de código de barras para registrar todos os alimentos embalados que eles compram.
A informação nutricional específica de marca e produto foi analisada em cerca de 1. 4 milhões de produtos.
O estudo mostra que alguns alimentos processados e embalados contém menos sódio hoje do que quase 15 anos atrás. Os resultados mostraram que o teor de sódio em alimentos embalados diminuiu 12%, o que os pesquisadores chamaram de significativo. As reduções começaram em 2005 e continuaram até 2014.
Outros resultados:
Um declínio "significativo mas pequeno" na compra de bebidas, outra fonte oculta de sódio. A diminuição da quantidade total de sódio totalizava 396 mg diários por pessoa.
No entanto, menos de 2% das famílias pesquisadas tiveram compras de alimentos e bebidas embaladas com densidade de sódio de 1,1 mg / kcal ou menos, observaram os pesquisadores.
Teor de sódio por caloria
Há uma série de pontos brilhantes na pesquisa, diz a dietista registrada Katherine Patton, . que não participou do estudo.
"Uma das coisas que foi interessante durante os 15 anos do estudo foi que as pessoas estão comprando menos condimentos, molhos, mergulhos e lanches salgados, resultando em uma média de 100 miligramas de menos de sódio por dia", diz ela.
Os fabricantes também estão se movendo na direção certa usando menos sódio, mas mais pode ser feito, diz Patton.
"Uma das coisas que o estudo mostrou foi a densidade total de sódio nos alimentos. Quando eles analisaram o teor de sódio por caloria, o número ainda era bastante alto, então ainda há espaço para que os fabricantes usem menos sódio adicionado nos alimentos ", diz Patton.
Também é importante notar que a pesquisa não analisou a quantidade de famílias de sódio realmente consumidas; só olhou para o teor de sódio dos produtos comprados, diz ela.
Os resultados completos para o estudo podem ser encontrados on-line na revista JAMA Internal Medicine
Fonte: Cleveland Clinic
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!