O teste usa nanopartículas de ouro que se ligam quando o câncer está presente |
Um exame de sangue pode detectar o câncer em apenas 10 minutos, descobriram cientistas, aumentando as esperanças de que doenças difíceis de detectar possam ser detectadas precocemente quando o tratamento é mais eficaz.
Atualmente, os médicos usam sintomas e uma série de testes e biópsias para determinar se o câncer está presente, o que às vezes pode levar meses.
O novo método da Universidade de Queensland procura diferenças no código genético de células cancerígenas e saudáveis.
A equipe descobriu que o DNA das células cancerígenas adere fortemente às nanopartículas de ouro, dando uma rápida indicação se a doença está presente ou não a olho nu.
E como as mesmas mudanças ocorrem em todas as células cancerosas, o teste deve funcionar em todos os tipos de câncer, acredita a equipe.
Escrevendo na revista Nature Communications, o Dr. Matt Trau, Professor de Química, disse: “Nossa abordagem permitiu a detecção de câncer não invasivo, ou seja, um exame de sangue, em 10 min de amostras de DNA derivadas de plasma com excelente especificidade.
"Acreditamos que esta abordagem simples seria potencialmente uma alternativa melhor para as técnicas atuais de detecção de câncer".
Fonte: The Telegraph
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!