Uma ligação direta para o câncer de pulmão não foi encontrada, mas o uso prolongado da droga pode ter consequências para a saúde do pulmão, alertam os médicos.
No início de sua carreira operando em pacientes com câncer de pulmão, o Dr. Raja Flores sabia que a maioria era de fumantes de cigarros. Mas através dos anos, Flores, um cirurgião torácico do Mount Sinai Medical Center, em Nova York, percebeu um padrão surpreendente: alguns de seus pacientes nunca haviam fumado um cigarro de tabaco. Eles fumavam uma droga diferente: maconha . E eles desenvolveram uma forma muito mais agressiva de câncer de pulmão.
Inicialmente, Flores não considerou que poderia haver uma conexão entre a maconha e o câncer de pulmão. A pesquisa que relaciona fumar maconha com câncer foi escassa e amplamente inconclusiva. Mas como os números cresceram, Flores imaginou se ele estava vendo algum tipo de nova tendência sombria.
"Eu disse a mim mesmo: 'espere um minuto, aqui está outra pessoa na faixa dos 40 anos que nunca tocou em um cigarro e o câncer está em todo lugar", disse Flores à NBC News. "É tão ruim que não posso nem operar."
Flores reconhece que não há provas científicas de que fumar cannabis cause câncer de pulmão. Mas ele teme que a combinação de ampla legalização e comercialização dos benefícios potenciais à saúde da maconha esteja contribuindo para a crença de que a cannabis é uma droga totalmente benigna.
De fato, uma pesquisa nacionalmente representativa de adultos norte-americanos publicada no verão passado revelou que quase um terço achava que fumar maconha poderia proteger a saúde de uma pessoa. E essa percepção errônea poderia levar ao desenvolvimento de cânceres de uso de maconha, mas não detectados pelos defensores da droga, acredita Flores.
Muitos norte-americanos tinham uma visão semelhante do tabaco antes que evidências acumulassem mostrando que o cigarro poderia causar câncer de pulmão, disse o pneumologista Dr. Panagis Galiatsatos, instrutor de cuidados intensivos da Johns Hopkins School of Medicine e diretor da clínica de tratamento de tabaco da Johns Hopkins Medicine.
Até que o número de casos de câncer de pulmão relacionados ao cigarro se acumulasse a um nível que ninguém poderia ignorar, havia até mesmo cientistas respeitados que rejeitaram alertas sobre os perigos potenciais associados ao fumo do tabaco, disse Galiatsatos.
Fonte: NBC News
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!