O que são seios densos?
Os seios contêm tecido glandular, conjuntivo e gordo. Densidade da mama é um termo que descreve a quantidade relativa desses diferentes tipos de tecido mamário, como visto em uma mamografia . Seios densos têm quantidades relativamente altas de tecido glandular e tecido conjuntivo fibroso e quantidades relativamente baixas de tecido mamário adiposo .
Como sei se tenho seios densos?
Somente uma mamografia pode mostrar se uma mulher tem seios densos. O tecido mamário denso não pode ser sentido em um exame clínico da mama ou em um auto-exame da mama . Por esse motivo, os seios densos às vezes são chamados de seios mamograficamente densos.
Quão comuns são os seios densos?
Quase metade de todas as mulheres com 40 anos ou mais que fazem mamografias têm seios densos. A densidade da mama geralmente é herdada, mas outros fatores podem influenciá-la. Fatores associados à menor densidade mamária incluem aumento da idade, filhos e uso de tamoxifeno . Os fatores associados à maior densidade mamária incluem o uso de terapia de reposição hormonal na pós-menopausa e um baixo índice de massa corporal.
Como a densidade da mama é categorizada?
Os médicos usam o Sistema de Relatórios e Dados de Imagem da Mama, chamado BI-RADS , para agrupar diferentes tipos de densidade da mama. Este sistema, desenvolvido pelo American College of Radiology Exit Isenção , ajuda os médicos a interpretar e relatar os achados da mamografia. Os médicos que revisam as mamografias são chamados radiologistas . O BI-RADS classifica a densidade da mama em quatro categorias, do seguinte modo:
(A) Tecido mamário quase totalmente gordo , encontrado em cerca de 10% das mulheres
(B) Áreas dispersas de tecido glandular denso e tecido conjuntivo fibroso ( tecido mamário fibroglandular espalhado ) encontradas em cerca de 40% das mulheres
(C) Tecido mamário densamente heterogêneo com muitas áreas de tecido glandular e tecido conjuntivo fibroso, encontrado em cerca de 40% das mulheres
(D) Tecido mamário extremamente denso , encontrado em cerca de 10% das mulheres
Se lhe dizem que você tem seios densos, significa que você tem seios "heterogeneamente densos" (C) ou "extremamente densos" (D).
Ter tecido mamário denso afeta a mamografia de uma mulher?
O tecido mamário denso aparece branco na mamografia, assim como algumas alterações anormais da mama, como calcificações e tumores . Isso pode dificultar a leitura de uma mamografia e dificultar o diagnóstico de câncer de mama em mulheres com seios densos. Mulheres com seios densos podem ser chamadas de volta para testes de acompanhamento com mais frequência do que mulheres com seios gordurosos.
Os seios densos são um fator de risco para câncer de mama?
Sim, mulheres com seios densos têm maior risco de câncer de mama do que mulheres com seios gordurosos, e o risco aumenta com o aumento da densidade mamária. Esse risco aumentado é separado do efeito das mamas densas na capacidade de ler uma mamografia.
As pacientes com câncer de mama com seios densos têm maior probabilidade de morrer de câncer de mama?
Não. A pesquisa descobriu que pacientes com câncer de mama com seios densos não têm mais probabilidade de morrer de câncer de mama do que pacientes com câncer de mama com seios gordurosos, depois de contabilizar outros fatores de saúde e características do tumor.
Fonte: NCI
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!