A exposição ao amianto pode causar mesotelioma e câncer de pulmão, laringe e ovário.



O que é amianto?

Uma garagem construída com material contendo amianto
Amianto é o nome dado a um grupo de minerais fibrosos de ocorrência natural que são resistentes ao calor e à corrosão. Devido a essas propriedades, o amianto tem sido utilizado em produtos comerciais, como materiais de isolamento e à prova de fogo, freios automotivos e materiais de papelão.

Como as pessoas são expostas ao amianto?


Se os produtos que contêm amianto são perturbados, pequenas fibras de amianto são liberadas no ar. Quando as fibras de amianto são inspiradas, elas podem ficar presas nos pulmões e permanecer lá por um longo tempo. Com o tempo, as fibras de amianto acumuladas podem causar inflamação e cicatrizes nos tecidos, o que pode afetar a respiração e levar a sérios problemas de saúde.

Baixos níveis de fibras de amianto estão presentes no ar, na água e no solo. A maioria das pessoas, no entanto, não adoece com esse tipo de exposição. As pessoas que adoecem com o amianto geralmente são expostas a ele regularmente, geralmente em um trabalho em que trabalham diretamente com o material ou por meio de contatos ambientais substanciais.

As exposições mais pesadas ao amianto ocorreram no passado. As exposições mais pesadas hoje em dia tendem a ocorrer na indústria da construção e no reparo de navios, principalmente durante a remoção de materiais contendo amianto devido a reformas, reparos ou demolições. Os trabalhadores também podem ser expostos durante a fabricação de produtos contendo amianto, como têxteis, produtos de atrito, isolamento e outros materiais de construção.

Quais cânceres estão associados à exposição ao amianto?


A exposição ao amianto causa mesotelioma (um câncer das membranas finas que revestem o tórax e o abdômen) e câncer de pulmão , laringe e ovário . O mesotelioma é a forma mais comum de câncer associada à exposição ao amianto, embora a doença seja relativamente rara.

O que pode ser feito para reduzir os riscos do amianto?


O uso de amianto agora é altamente regulamentado nos Estados Unidos. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional emitiu padrões para os setores de emprego na indústria da construção, indústria geral e estaleiro.

Como o tabagismo afeta o risco de câncer associado ao amianto?


Muitos estudos mostraram que a combinação de exposição ao tabagismo e ao amianto é particularmente perigosa. No entanto, há também evidências de que parar de fumar reduz o risco de câncer de pulmão entre os trabalhadores expostos ao amianto.

Referências Selecionadas

  • Grupo de Trabalho da IARC para Avaliação de Risco Carcinogênico para Humanos. Arsênico, Metais,Fibras e Poeiras. Lyon (FR): Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer; 2012. (Monografias da IARC sobre a avaliação de riscos cancerígenos para seres humanos, nº 100C.) Também disponível online . Último acesso em 13 de fevereiro de 2019.
  • Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional. Amianto, Guia de bolso do NIOSH para riscos químicos. Atlanta, GA: Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 2010. Também disponível online . Último acesso em 13 de fevereiro de 2019.
  • Programa Nacional de Toxicologia. Amianto, Relatório sobre Carcinógenos, Décima Quarta Edição. Triangle Park, NC: Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ambiental, 2016. Também disponível online . Último acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Postar um comentário

0 Comentários