Uma doença grave como o câncer exerce um tipo de estresse não familiar para o qual a maioria de nós não está preparada. As doenças graves estão entre os eventos mais estressantes da vida.
Pode ser um pouco reconfortante saber que muitos outros seguiram o mesmo caminho que você. Saiba também que há ajuda e alívio para algumas das tensões e sentimentos que você está experimentando.
Você pode não saber que está sob estresse. Portanto, é importante prestar atenção ao seu corpo e às dicas que ele pode estar enviando para você. Músculos tensos, pescoço dolorido, dentes cerrados, irritabilidade - o estresse realmente se mostra fisicamente.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode diminuir os sentimentos estressantes ao passar pelo tratamento do câncer:
1. Comunicar
O passo em falso mais comum que vemos é quando os pacientes com câncer não comunicam suas necessidades ou sentimentos. Há uma reunião do comitê em sua cabeça, mas nada está sendo feito. Portanto, seja honesto e aberto com sua família e amigos. Diga a eles o que você precisa, mesmo que seja um desejo de solidão e descanso.
O mesmo vale para seus médicos, enfermeiros, assistente social e outros profissionais de saúde. Eles têm uma compreensão profunda e ampla do tratamento do câncer e são fontes valiosas de informações e perspectivas práticas. Além disso, encontre alguém em seu círculo em que possa confiar. Permita-se desabafar com seu confidente. Às vezes, apenas expor seus pensamentos pode ajudá-lo a chegar a uma solução ou nova perspectiva.
2. Permita-se confiar nos outros
Muitas vezes, as pessoas querem permanecer fortes e manter as coisas como eram antes do diagnóstico. Isso é particularmente difícil para os homens. Mas, por mais difícil que pareça, este é um momento para você deixar que as pessoas cuidem de você. Pergunte a si mesmo: se seu amigo era o paciente, você não gostaria de mostrar sua preocupação ajudando de alguma maneira? Você gostaria de ter a oportunidade de ajudar. Portanto, deixe as pessoas fazerem coisas por você e reconfortem-se sabendo que você não está sozinho.
3. Deixe ir
Se você estiver preocupado, tente encontrar um lugar tranquilo em sua mente, onde possa se perguntar com calma: Posso controlar isso? Se a resposta for não, sua melhor opção é tentar deixar para lá.
4. Saiba onde está sua cabeça
Quando as coisas parecerem estar fora de controle, pare e avalie onde você está emocionalmente. Talvez tenha sido um dia longo e desafiador e você esteja sem força mental. Perceber que isso pode ajudá-lo a manter seu equilíbrio emocional. Você pode decidir interromper qualquer atividade, tomada de decisão ou estímulo e levar algum tempo para descansar. Então você pode voltar quando se sentir mais forte e tiver os recursos mentais e emocionais para enfrentar o que estiver à sua frente. Não há problema em dizer que já tive o suficiente por enquanto.
5. Esteja preparado
Uma maneira fácil de reduzir o estresse desnecessário é se organizar e se preparar para suas consultas médicas. Verifique se as providências de transporte foram feitas com bastante antecedência. Leve - ou peça ao seu cônjuge ou parceiro para levar - um calendário para anotar seus compromissos quando você os marcar. Dessa forma, você pode evitar conflitos de agendamento inadvertidos, como um tratamento quimioterápico, no dia em que seu neto costuma visitar.
Além disso, considere executar uma prática antes de sua primeira visita a um novo médico, para que surpresas e atrasos sejam mínimos. Você pode pedir à sua enfermeira para visitar o conjunto de tratamentos de quimioterapia antes de sua consulta inicial.
Alguns centros de câncer têm aulas de quimioterapia que podem responder a algumas de suas perguntas. Controlar o que é possível, preparar-se para eventos programados e praticar pode ajudar a reduzir o estresse dessa experiência desconhecida.
6. Distraia-se
O tratamento do câncer é sério, mas você não precisa dedicar todos os momentos do seu dia à doença. Algumas pessoas acham útil o exercício leve, como um passeio lá fora. O exercício ajuda a liberar endorfinas saudáveis e ajuda a dormir melhor . Continue a dedicar tempo a interesses como culinária, marcenaria, costura ou jardinagem. Ou considere iniciar um novo hobby. Esses meios criativos ajudam a mudar nossos pensamentos para outro lugar e a experimentar uma sensação de alegria e realização.
7. Revisite sua espiritualidade
Muitos pacientes com câncer acham que revisitar suas crenças e práticas espirituais ou religiosas os ajuda a lidar com sua doença. Revisitar sua espiritualidade pode significar ler histórias ou poesias inspiradoras, ir a cultos ou simplesmente apreciar e apreciar as coisas ao ar livre. O tratamento do câncer é uma experiência de mudança de vida que ajuda algumas pessoas a ver a vida de uma maneira mais positiva.
Fonte: Cleveland Clinic
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!