Por que você está tossindo à noite?

Causa
Gotejamento pós-nasal, doença do refluxo gastroesofágico e outros problemas de saúde podem desencadear crises de tosse noturna.

Algumas pessoas não tossem durante o dia, mas depois começam a hackear quando estão na cama. Várias condições podem causar isso, e algumas têm um culpado comum: a gravidade.

Gatilhos comuns


Vários problemas de saúde estão associados à tosse noturna. Estes são alguns dos mais comuns:

Gotejamento pós-nasal. 

O gotejamento pós-nasal descreve um gotejamento constante de muco das vias aéreas superiores - os seios da face e a garganta. "Durante o dia, quando você está em pé, esses líquidos drenam naturalmente com a ajuda da gravidade, e você os engole e limpa. Quando você se deita, você perde a ajuda da gravidade, e o muco se acumula na parte de trás da garganta. Se o muco cai nas cordas vocais na garganta, ou se você inala algum muco e ele entra nos pulmões, ele desencadeia uma tosse úmida que produz catarro ou muco", explica o Dr. Neil Bhattacharyya, especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) da Massachusetts Eye and Ear, afiliada a Harvard.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). 

O ácido estomacal geralmente é espremido para baixo no intestino quando o estômago se contrai, ou é puxado para baixo pela gravidade. No entanto, quando o músculo circular entre o estômago e o esôfago (o tubo que leva o alimento da boca para o estômago) não aperta corretamente, o ácido pode esguichar de volta, irritando o revestimento do esôfago e estruturas na garganta. Essa retrolavagem é chamada de refluxo. Quando você se deita, o ácido não flui naturalmente para o intestino e pode refluir ainda mais facilmente. "Quando o ácido entra nas cordas vocais, você começa a tossir. Em casos graves, o ácido entra na traqueia e causa chiado", diz o Dr. Bhattacharyya. A DRGE pode causar uma tosse seca que pode ou não ser acompanhada por uma sensação de queimação (azia) ou dor no peito.

Efeitos colaterais de medicamentos. 

Alguns medicamentos — por exemplo, inibidores da ECA como lisinopril (Prinivil, Zestril, outros) ou enalapril (Vasotec), que são usados para tratar pressão alta e doenças cardíacas — podem causar tosse seca e frequente como efeito colateral. "Durante o dia, pode parecer mais uma necessidade de limpar a garganta. À noite, é muito pior", diz Bhattacharyya.

Insuficiência cardíaca. 

Insuficiência cardíaca é o termo para um declínio gradual na capacidade do coração de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. "Quando o coração não está bombeando bem, o líquido volta e se infiltra em outros tecidos. Durante o dia, quando você está ereto, a gravidade força o fluido para as extremidades inferiores. Quando você se deita, algum líquido se acumula nos pulmões, o que faz você tossir", diz Bhattacharyya. "Uma tosse seca à noite pode ser um dos primeiros sinais de insuficiência cardíaca."

O que você deve fazer


Quando uma nova tosse noturna dura mais do que algumas semanas, consulte seu médico para descartar as causas mais perigosas, como insuficiência cardíaca. Seu médico também pode rever suas prescrições para efeitos colaterais potenciais que podem levar a uma tosse, e trocar um medicamento, se necessário.

Essas causas não são muito difíceis de serem desvendadas. "Mas pode ser preciso um pouco de tentativa e erro para descobrir se a DRGE ou o gotejamento pós-nasal estão causando tosse noturna. Normalmente, recomendo um mês de tratamento para um ou outro, dependendo dos sintomas, e vejo se a pessoa melhora", diz Bhattacharyya. "Se uma avenida não funcionar, podemos tentar a outra. É melhor do que fazer um teste diagnóstico caro que requer anestesia."

O tratamento da DRGE envolve modificações dietéticas (evitando alimentos e bebidas que parecem piorar os sintomas da DRGE) além de medicamentos que suprimem o ácido, como o omeprazol (Prilosec).

Para o gotejamento pós-nasal, o tratamento envolve medicamentos que afinam as secreções de muco (para que fluam mais facilmente e não vão em lugares errados) ou ressecam a produção de muco (para diminuir o volume de secreções).
Outras coisas que você pode fazer

Além do tratamento médico, essas estratégias podem ajudar a reduzir a tosse noturna:

Durma em um travesseiro de cunha. A elevação ajuda a engolir melhor as secreções e dificulta o refluxo do ácido estomacal.

Use um umidificador de ambiente. "Isso é especialmente útil no inverno, quando o ar seco torna as secreções mais espessas. Um umidificador pode quebrá-los e emagrecê-los", diz Bhattacharyya.

Mantenha-se ereto depois de comer. Espere uma ou duas horas antes de se deitar.

Mantenha as gotas de tosse à mão. Se você acordar tossindo, sente-se e (quando possível) chupe uma gota de tosse para acalmar uma garganta irritada.

Experimente um pouco de mel. Tenha uma colher de chá de mel, ou coloque um pouco em uma xícara de chá descafeinado. Algumas pessoas acham que o mel pode aliviar uma dor de garganta e suprimir uma tosse. E, no mínimo, pode ser um deleite reconfortante.

Fonte: HHP

Postar um comentário

0 Comentários