Saúde e Espiritualidade Holística Mudancas e o foco, uma abordagem diferenciada

Mudancas e o foco, uma abordagem diferenciada

5
Aqui estava mais um tela em branco desafiando-me para escrever algo, descobri que mais uma vez perdi o foco do blog. Quem faz uma salada de assuntos, acaba não tendo muito o que falar, porque muitos assuntos são bons, mas os textos não. Não é a primeira vez que isto acontece, talvez não seja a última, gosto de falar de muita coisa, porém preciso falar com qualidade e fazer que as pessoas tenham prazer em ler o texto, assim como eu tenho em escrever.

Tenho reparado que a medida que cai a qualidade da inspiração, cai o retorno do leitor e do visitante. Decidi então falar sobre alguns assuntos, concentrar-me neles, evitando falar de água um dia, depois falar de vinho. Então vamos lá, daqui para frente falemos de história e comportamento e um pouco de assuntos científicos (trazendo algo das pesquisas das revistas Nature, Science e Nat Geo).

Hoje o tema foi baseado em uma reportagem do Bom Dia Brasil  sobre o vandalismo, citando o texto da reportagem.
 "...A palavra vândalo tem origem histórica. Era o nome dado às tribos de bárbaros que saíram do norte da Europa e, no século V, invadiram e saquearam Roma. Inúmeras obras de arte se perderam. Uma história que se repete nas estátuas depredadas e pichadas nas praças e parques de Belo Horizonte..."

Lembro que vi a série da History Channel ( chamada abaixo) Os Bárbaros, incluindo ai Os Vandâlos 


 

Os Vândalos eram uma tribo germânica oriental que penetrou no Império Romano durante o século V e criou um estado no norte da África, centralizado na cidade de Cartago. Os vândalos invadiram Roma no ano de 455, saqueando-a e destruindo muitas obras primas de arte que se perderam para sempre.

Chamamos hoje vândalo a quem destrói ou depreda bens públicos pelo único prazer da destruição ou aqueles que cometem ações selvagens e desalmadas. A acepção atual de vândalo no sentido de depredador provem do adjetivo francês ‘vandalisme’, cunhado em 1794 pelo bispo republicano Grégoire, para criticar os depredadores de tesouros religiosos.


Um tanto injustamente, o nome dos vândalos se tornou sinônimo para os saques bárbaros e destruição, visto que eles capturaram Roma em pouco tempo, mas não causaram danos maiores que outros invasores, inclusive de exércitos cristãos.


Pessoas que não se aprofundam na história geralmente ligam os Vândalos à anarquia, pois o velho Romanocentrismo ignora todas as outras civilizações do mesmo período auto-declarando Roma como a capital do Mundo (no mesmo período os Neo-Persas ou Partos estavam vivendo um grande apogeu civilizacional; os próprios rotulados de "bárbaros" ergueram estados e só eram agressivos com Roma por que esta o foi primeiro para com eles).

(Fonte: Wikipedia)


Se você é apreciador de DVD com temas históricos, esta série é imperdível, são dois DVDs, enfocando os Saxões, Francos, Lombardos, Hunos e (claro) Vandalos. É minha dica de vídeo para vocês. Espero que apreciem esta nova era do blog.

Postar um comentário

5Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. mas bah guri
    ovo estar na primeira fila viu
    assistindo a tudo
    ja anotei a dica aki
    adorei saber a origem da palavra vandalo
    nem imagina de onde teria surgido
    e sempre relacionei a mau comportamento

    bjim guri

    ResponderExcluir
  2. Geraldo,

    Perdoe-me discordar de você quanto a "salada" de assuntos. Apesar de não ser frequente - e de uns 3 meses para cá abandonei até os meus blogs - aprecio tudo que escreve. Não gosto de deixar comentários do tipo: "Valeu!", "Muito bom!" Parece superficial demais. Contudo, se todo o post foi lido, é uma forma saudável de sinalizar a presença e leitura.

    Parece que a tendência é caminharmos para um vandalismo total. Deparamo-nos diariamente com cenas e situações onde tudo caberia, menos o vandalismo. Mas...

    A gente acaba de pintar a fachada da casa. Você olha e diz: ficou linda! No dia seguinte, ao acordar, vê que um desgraçado foi lá e pixou tudo. Não vou dizer o que tenho vontade de fazer com um cara desses para não escandalizar. Mas, no mínimo, um pixador teria que pegar cadeia com trabalhos forçados. Dentre os trabalhos, o de limpar tudo o que pixou e pintar e repintar até deixar tudo como estava.

    Infelizmente o Brasil [não falo de outros países porque vivo aqui] tem muitos vândalos. Alguns até institucionalizados, recebendo verbas do governo etc. e tal.

    Não diga mais que suas publicações são saladas. Vai que os vegetarianos gostem e não visitarão mais o meu blog. rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Geraldo querido!
    Eu gosto muito do que você escreve e dos assuntos que você aborda (tirando o turfe...rsrs...que é uma paixão sua, mas que não me desperta interesse), eu acho que você tem uma mente "antenada" e foca no "X" da questão.
    Vandalismo é uma ótima abordagem e somente nesse tema podemos desdobrar vários assuntos ligados ao cotidiano e, inclusive, ao vandalismo moral, que é uma questão que tem me feito refletir muito nesses últimos dias. O vandalismo não se dá apenas através de agressões físicas ou manifestação de rebeldia. Há de se entender o âmago da causa e seus efeitos.
    Grande beijo e conte comigo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Geraldo, eu gosto dos temas variados que voce apresenta. Só não leio mais por falta de tempo. Voce tem discernimento nas escolhas.

    Quanto ao assunto abordado, super interessante.
    É um termo que vem da Antiguidade Classica. Analisando atitudes, sejam os bárbaros (tribos germanicas) ou àqueles que o adjetivo frances serviu, ambos destruiram patrimonio ou saquearam.

    Eu gosto muito da Historia antiga classica, escreva mais então!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da nova proposta! Sucesso, amigo Geraldo.
    Sempre que posso, acompanho os documentários do History Channel, Discovery e NatGeo.
    Conhecer a história de uma época distante, hábitos e comportamento ajuda a entender como tudo isso afetou a sociedade contemporânea.
    Parabéns pela pesquisa e sugestões.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
Postar um comentário