Mudancas e o foco, uma abordagem diferenciada

Aqui estava mais um tela em branco desafiando-me para escrever algo, descobri que mais uma vez perdi o foco do blog. Quem faz uma salada de assuntos, acaba não tendo muito o que falar, porque muitos assuntos são bons, mas os textos não. Não é a primeira vez que isto acontece, talvez não seja a última, gosto de falar de muita coisa, porém preciso falar com qualidade e fazer que as pessoas tenham prazer em ler o texto, assim como eu tenho em escrever.

Tenho reparado que a medida que cai a qualidade da inspiração, cai o retorno do leitor e do visitante. Decidi então falar sobre alguns assuntos, concentrar-me neles, evitando falar de água um dia, depois falar de vinho. Então vamos lá, daqui para frente falemos de história e comportamento e um pouco de assuntos científicos (trazendo algo das pesquisas das revistas Nature, Science e Nat Geo).

Hoje o tema foi baseado em uma reportagem do Bom Dia Brasil  sobre o vandalismo, citando o texto da reportagem.
 "...A palavra vândalo tem origem histórica. Era o nome dado às tribos de bárbaros que saíram do norte da Europa e, no século V, invadiram e saquearam Roma. Inúmeras obras de arte se perderam. Uma história que se repete nas estátuas depredadas e pichadas nas praças e parques de Belo Horizonte..."

Lembro que vi a série da History Channel ( chamada abaixo) Os Bárbaros, incluindo ai Os Vandâlos 


 

Os Vândalos eram uma tribo germânica oriental que penetrou no Império Romano durante o século V e criou um estado no norte da África, centralizado na cidade de Cartago. Os vândalos invadiram Roma no ano de 455, saqueando-a e destruindo muitas obras primas de arte que se perderam para sempre.

Chamamos hoje vândalo a quem destrói ou depreda bens públicos pelo único prazer da destruição ou aqueles que cometem ações selvagens e desalmadas. A acepção atual de vândalo no sentido de depredador provem do adjetivo francês ‘vandalisme’, cunhado em 1794 pelo bispo republicano Grégoire, para criticar os depredadores de tesouros religiosos.


Um tanto injustamente, o nome dos vândalos se tornou sinônimo para os saques bárbaros e destruição, visto que eles capturaram Roma em pouco tempo, mas não causaram danos maiores que outros invasores, inclusive de exércitos cristãos.


Pessoas que não se aprofundam na história geralmente ligam os Vândalos à anarquia, pois o velho Romanocentrismo ignora todas as outras civilizações do mesmo período auto-declarando Roma como a capital do Mundo (no mesmo período os Neo-Persas ou Partos estavam vivendo um grande apogeu civilizacional; os próprios rotulados de "bárbaros" ergueram estados e só eram agressivos com Roma por que esta o foi primeiro para com eles).

(Fonte: Wikipedia)


Se você é apreciador de DVD com temas históricos, esta série é imperdível, são dois DVDs, enfocando os Saxões, Francos, Lombardos, Hunos e (claro) Vandalos. É minha dica de vídeo para vocês. Espero que apreciem esta nova era do blog.
Publicidade (Espaço Otimizado)