A boca seca, também chamada xerostomia, é um efeito colateral freqüente de muitas drogas (remédios ou medicamentos) comumente prescritas, de acordo com uma revisão de 2015 da pesquisa sobre o tratamento de boca seca publicado na revista Therapeutics and Clinical Risk Management.
Entre os culpados comuns na xerostomia estão classe de drogas como benzodiazepinas, prescritas para seu efeito calmante; antidepressivos, particularmente inibidores selectivos da recaptação da serotonina; alguns medicamentos orais usados para reduzir o açúcar no sangue; agentes respiratórios; quinina; alguns medicamentos utilizados para tratar a pressão arterial elevada, como bloqueadores dos canais de cálcio e diuréticos; medicamentos usados para tratar o excesso de micção; alguns anti-inflamatórios não esteróides; opióides; suplementos de glucosamina; e hidróxido de magnésio, um componente de leite de magnésia.
Algumas das drogas são prescritas para seu efeito de boca seca, que pode ser ampliado em pessoas mais velhas, se eles estão tomando vários deles.
Nem todos os mecanismos destes efeitos dos vários tipos de fármacos envolvidos são totalmente compreendidos. Alguns deles são conhecidos por suprimir a ação de receptores em células nervosas em várias glândulas, incluindo as glândulas salivares, que produzem fluidos.
Estes chamados fármacos anticolinérgicos bloqueiam a acção de um neurotransmissor importante chamado acetilcolina que normalmente se liga a estes receptores especiais para sinalizar as glândulas para o trabalho.
O efeito de secagem também pode envolver outras membranas de muco, como aqueles ao redor dos olhos e no sistema digestivo.
Fonte NYT Heath
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!