Todo tumor é câncer?
Não, nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
Quais as diferenças entre os tumores benigno e maligno?
Enquanto um é lento e sedentário, o outro é apressado e abelhudo. Entenda como mutações no DNA definem se o tumor é maligno ou benigno
O surgimento de tumores pode ter muitos causadores e é marcado por um crescimento anormal de células. Geralmente, eles são divididos em três categorias: os agentes biológicos, caso de bactérias e vírus, os agentes químicos, como o cigarro ou o contato com um produto tóxico, e os agentes físicos, a exemplo do excesso de exposição à luz solar.
Conheça agora a diferença entre tumores benignos e os malignos, que de fato ganham o nome de câncer.
BENIGNO
Tumores mais recorrentes
Lesões de pele, pólipos intestinais, fibromas de mama, de órgãos ginecológicos e de próstata.
1. Metamorfose vagarosa
Uma pequena mutação no código genético faz a célula se multiplicar mais do que deveria, dando origem a uma massa tumoral. Essa falha não chega a ser muito grave, uma vez que o desenvolvimento do tumor se dá por expansão e segue um ritmo mais lento.
2. Quase camufladas
A maioria dos tumores benignos fica restrita a uma cápsula fibrosa, que impede a propagação desordenada desse amontoado de células defeituosas. Formam-se, então, protuberâncias, mas que não guardam muita diferença em relação ao tecido sadio.
3. Rápido e preciso
Cirurgias costumam ser feitas para retirar o tumor. O médico o extrai junto a um pedaço do órgão não atingido em volta. Como ele não tem a capacidade de se espalhar, o tratamento é mais tranquilo e a operação resolve a maioria dos casos.
Fonte: INCA
0 Comentários
Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!