O tipo de cancer coloretal que afetou a cantora Preta Gil


A cantora Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal, uma doença crônica que pode ter complicações graves e custo alto para o tratamento. Fatores de risco associados e tipo de câncer incluem fatores genéticos hereditários, exposição à radiação, obesidade, hábitos alimentares inadequados e falta de exercício regular. A boa notícia é que a melhoria dos cuidados médicos tem permitido identificar esta forma precocemente de câncer coloretal, levando a um resultado favorável segundo as recomendações corretas forem seguidas.

Vamos agora falar abaixo sobre os tipos e também tratamentos disponíveis no Brasil para este tipo de câncer

Existem dois tipos principais de câncer colorretal: câncer colorretal adenocarcinoma e câncer colorretal e escamocelular.

Câncer e Saúde

O câncer colorretal adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer colorretal e é causado pela formação de tumores malignos na camada interna do cólon e do reto. Ele pode se espalhar para outras partes do corpo, como os linfonodos e os órgãos vizinhos.

O câncer colorretal escamocelular é um tipo menos comum de câncer colorretal e é caracterizado pela formação de tumores malignos na camada externa do cólon e do reto. Ele tende a se espalhar para outras partes do corpo, como os linfonodos e os órgãos vizinhos, em um estágio menos avançado do que o câncer colorretal adenocarcinoma.

Há outros tipos de câncer de cólon menos comuns, como o carcinoma neuroendócrino, o câncer linfoide e câncer do tipo sarcoma

Em geral, quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento. Por isso é importante fazer exames de rotina de detecção, principalmente após os 50 anos.

Os tratamentos disponíveis hoje no Brasil

Os tratamentos para câncer colorretal variam dependendo do estádio da doença, da localização do tumor e do estado geral de saúde do paciente. Alguns dos tratamentos mais comuns incluem:

  • Cirurgia: a cirurgia é a forma mais comum de tratamento para câncer colorretal. O objetivo é remover o tumor e as áreas de tecido circundantes afetadas. Dependendo da localização e extensão do tumor, pode ser necessário retirar uma parte do cólon ou do reto.
  • Quimioterapia: A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para matar as células cancerígenas. Isso é feito por via intravenosa ou por via oral, e pode ser usado antes ou depois da cirurgia para ajudar a reduzir o tamanho do tumor.
  • Radioterapia: A radioterapia utiliza raios de alta energia para destruir as células cancerígenas. Pode ser usado antes ou depois da cirurgia para ajudar a reduzir o tamanho do tumor.
  • Imunoterapia: é um tipo de tratamento que ajuda o sistema imunológico do corpo a combater o câncer. Existem vários tipos diferentes de imunoterapia disponíveis, e elas geralmente são administradas por via intravenosa.
  • Terapia alvo : Utilização de medicamentos que atacam especificamente proteínas que estão presentes nas células cancerígenas e não nas saudáveis.
É importante notar que o tratamento ideal varia de paciente para paciente, e é sempre recomendado seguir as orientações do seu médico e equipe de tratamento.


Postar um comentário

0 Comentários